quinta-feira, 19 de abril de 2018

O Dilema - John Grisham


Título: O Dilema
Autor: John Grisham Ano: 2015  Páginas: 414
Sinopse: O ano é 2008 e a carreira de Samantha Kofer em uma grande firma de advocacia de Wall Street está em plena ascensão – até que a recessão bate, e ela perde o emprego. Samantha, no entanto, é um dos associados "sortudos". A firma lhe oferece a oportunidade de trabalhar em uma ONG de assistência jurídica, sem remuneração, pelo período de um ano, após o qual haveria uma pequena chance de ela obter seu antigo emprego de volta. Dias depois Samantha se muda de Manhattan para Brady, na Vírginia, uma cidadezinha com população de 2.200 habitantes, no coração da região dos Montes Apalaches, uma parte do mundo em que só ouvira falar. E seu novo trabalho vai levá-la ao mundo sombrio e perigoso da mineração de carvão, onde as leis são muitas vezes violadas, as comunidades estão divididas e a própria terra corre perigo. E em poucas semanas, Samantha se vê envolvida em um litígio de consequências fatais. Elogiado por veículos como Los Angeles Times e revista Time, O dilema é o novo bestseller do mestre dos thrillers de tribunal John Grishan. 


Resenha


O livro conta a história de uma advogada que nunca tinha visto um tribunal na vida, e na maior parte do tempo, se resume em apenas direito. Tribunais, processos e principalmente, muito dinheiro. A maioria dos processos que aparecem no livro são contra as mineradoras de carvão dos Apalaches, que destroem montanhas, causam muita destruição nativa, produzem lixo tóxico, contaminam a água, pessoas morrem por doença de pulmão negro (se trata de uma doença que não tem cura e se dá por anos de trabalho e ingestão da poeira do carvão) e tudo isso gira em torno também, de corrupções e crimes.

É uma história interessante. Pra falar a verdade, o começo da história é um pouco chato, dá vontade de abandonar o livro em alguns instantes mas como não sou de deixar leituras pelo caminho, continuei lendo e acabei me interessando cada vez mais com os outros personagens e suas vidas destruídas pelo carvão.

Samantha Kofer era advogada que trabalhava em uma empresa corporativa onde dedicou anos da sua vida para tentar subir de cargo o mais rápido que pudesse e ganhar mais dinheiro como associada a cada ano mas durante uma crise em que ninguém sabe quando irá terminar recebe uma demissão dolorosa e junto com ela um ano de licença sem salário. Ela fica sem saber o que fazer mas na verdade, não há muito o que fazer, tudo que ela tinha em mãos era aceitar a proposta da demissão com licença e foi o que fez. Começou a trabalhar para uma ONG de assistência jurídica a pessoas pobres em Brady, uma pequena cidade, com poucos habitantes e muitos segredos.

Ela conhece Mattie Wyatt, que mora em Brady à anos, chefe da ONG Mountain Legal Aid Clinic e que irá ensina-la tudo sobre tribunais e ajudar pessoas pobres. Na cidade, ela conhece mais alguns advogados e advogadas que a ajudarão e durante algumas semanas já se vê totalmente envolvida em processos dos quais ela sempre fugiu. Mas a história é bem mais complexa do que isso, um verdadeiro "Dilema" como o nome do livro já diz.

Na maior parte do tempo, Samantha sente falta da correria de New York, dos jantares sozinha, e de ter o que fazer na maior parte do tempo. Brady, uma cidade pequena não tem muitos lugares a ir e na maior parte do tempo ela é vigiada pelos moradores e pelos perigos que as minas de carvão trazem para uma advogada nova na cidade.

Ela havia conhecido Donovan Wyatt, um advogado que causava medo nas mineradoras de carvão por sempre descobrir suas ações fora da lei e leva-las a tribunal. Algumas vezes, a vitória era certa mas outras vezes a derrota aparecia. Porém, Donovan e Samantha se envolveram em um caso sério com uma mineradora perigosa e conhecida por seus crimes nunca descobertos e agora Samantha faz de tudo para tentar saber o mínimo possível sobre isso e tenta não se envolver mas não será tão fácil assim.

Durante os ocorridos, Samantha conhece Jeff, irmão de Donovan, e começam a ter um pequeno relacionamento aberto. Confesso que acreditei que Donovan daria em cima de Samantha e os dois ficariam juntos mas, me enganei. E então, Jeff apareceu, deu um pouco de romance a história e foi aí que a história ficou mais envolvente, misteriosa e instigante. Os tribunais ficaram cada vez mais cheios, as mineradoras com mais medo e aí vocês precisam ler o livro pra saber mais sobre todos os detalhes.

Sobre o que eu senti lendo o livro? Não muito. A história é calma, interessante como já disse, não abre muito espaço para emoções e relacionamentos. Tanto que o relacionamento de Jeff e Samantha não é tão detalhado como os outros livros. A história é mais pra mostrar os defeitos da lei e a situação triste das pessoas que moram perto das minas de carvão.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Amei a resenha, ainda não conhecia!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler, uma história bem interessante pra ser lida. :D

      Excluir

Aqui você pode me contar um pouquinho do que achou do post. Vou amar responder a todos. Beijinhos e um imenso obrigada <3


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©