quinta-feira, 9 de março de 2017

Alimentos que não devem ser inseridos na alimentação do bebê antes de um ano

Geralmente, quando nós mamães e papais começamos a introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê sempre ficamos em dúvidas e nos perguntando o que pode e o que não pode ser inserido. É mãe, sogra, pai, sogro, tio, tia e irmã dando palpites de um lado, pediatra dizendo o que pode e o que não pode de outro, informação da internet pra cá e pra lá e no fim, nenhuma pergunta é respondida. Justamente por isso e porque passei por essa fase que vim tentar ajudar vocês a tirarem a dúvida. Lembrando que, você deve sempre consultar o pediatra do seu filho antes de começar a introdução de alimentos sólidos.


1. Mel


Imagens: Google Imagens




O mel não pode ser consumido por bebês antes de um ano. Isso porque, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a orientação de bebês não consumi-lo tem como objetivo prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum que é responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa e que ocorre normalmente em crianças com idade entre 3 e 26 semanas.

2. Leite de vaca


Imagem: Google Imagens 

As proteínas do leite de vaca, a caseína, albumina e globulina são proteínas de difícil digestão e com capacidade pra causar reações alérgicas alimentares. O sistema gastrintestinal dos bebês é imaturo demais pra lidar com essas proteínas e oferecendo o leite de vaca ao bebê antes de um ano de idade podemos gerar problemas de saúde aos pequeninos que podem durar pro resto da vida. A recomendação dos médicos sempre é dar leite materno ou as formulas infantis presentes no mercado como: Aptamil, Nan, Nestogeno e outras.

3. Morangos 


Imagem: Google Imagens

Olhando na imagem dá uma vontade de comer alguns morangos né? Mas essa é uma fruta que muitas pessoas não sabem que não pode ser oferecida ao bebê antes de completar um ano. É uma fruta saudável, rica em vitamina C e B5 mas por ser uma fruta delicada, na hora do plantio a quantidade de pesticidas e agrotóxicos é maior e isso é algo que pode causar alergias graves, principalmente em bebês.

4. Petit Suisse (Danoninho)


Imagem: Google imagens

O perigo do Petit Suisse (mais conhecido como danoninho) na alimentação de bebês e crianças é por ser um alimento que contém muito açúcar e quase nada de proteínas. E também que se você apresentar para o bebê nessa fase em que ele está experimentando comidas novas, ele vai se acostumar ao paladar doce desde cedo, o que pode ser prejudicial a saúde em algum momento.

5. Café


Imagem: Google Imagens
No Brasil é costume tomar café todos os dias e se nós tomamos porque não dar a nossos filhos, certo? Errado. Não dê café ao seu filho se ele for menor de um ano de idade, isso porque o café possui um estimulante que é a cafeína que em pequenas quantidades provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, acelera os batimentos cardíacos, deixa alguns dos nossos sentidos aguçados e promove o aumento na secreção de suco gástrico e nas crianças os efeitos são maiores.

6. Chocolate 





Mais um alimento que não pode ser dado por causa da presença do açúcar. Seu bebê terá muito tempo ao longo da vida para experimentar chocolate, então é melhor não dar. Vou dizer aqui o que o pediatra do meu filho disse quanto a ingestão de chocolate. Ele deu um exemplo: "Se você der pra ele um BIS, chocolate que ninguém hoje em dia resiste a tentação de comer, antes de ele se acostumar a comer alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes, você acha que ele vai trocar o BIS por uma cenoura, abobrinha, chuchu ou maça? Não vai, ele vai preferir o BIS." E isso é verdade, eu segui exatamente o que o pediatra disse, não dei chocolate para meu filho antes de um ano de idade e hoje ele come super bem frutas, verduras e legumes e não nega nenhuma. Agora a pouco tempo, com 1 ano e 7 meses que dei chocolate mas é muito pouco. Na maioria das vezes apenas quando eu estou comendo e ele vê e pede.

7. Amendoim 


Imagem: Google Imagem

Não pode ser dado ao bebê por ser um alimento considerado alergênico e por ser muito fácil de seu bebê engasgar com ele. Há vários casos de crianças que tem alergia a amendoim e que foram parar no hospital por terem engasgado com um. Melhor prevenir do que remediar né?

8. Refrigerante

 

Imagem: Google Imagens

Uma bebida que prejudica e muito nossa saúde por conter açúcar, cafeína, corantes, sódio e substâncias que podem aumentar a pressão sanguínea e causar problemas como falta de sono e irritação. Se isso afeta bastante o nosso corpo adulto, imagina de um bebê? O refrigerante pode causar problemas como obesidade e diabetes e impede que a criança acostume a consumir frutas e sucos e além de tudo, prejudicam os dentes que ainda estão nascendo podendo causar cáries pelo excesso de açúcar e danificar o esmalte dos dentes por ter um pH muito ácido.


LEMBRANDO NOVAMENTE QUE QUALQUER DÚVIDA COM ALGUM ALIMENTO, ANTES DE INSERI-LO NA DIETA DO SEU FILHO CONSULTE O SEU PEDIATRA. ELE MELHOR QUE NINGUÉM, SABERÁ TE INFORMAR O QUE PODE E O QUE NÃO PODE. NESSE POST COLOQUEI OS ITENS QUE FUI ORIENTADA E NÃO DEI AO MEU FILHO ANTES DE UM ANO DE IDADE. 

E aí mamães e papais, gostaram do post? Não se esqueça de comentar aqui em baixo nos comentários o que vocês acharam e o que dão e o que não ofereceram a seus filhos na introdução alimentar. Vou adorar saber um pouco mais e responderei a todos com muito carinho. Obrigada, beijinhos e até a próxima.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Grandes dicas para mamães de primeira viajem que não sabem muito o que dar aos babys e acabam os prejudicando, utilidade pública!

    www.maisumagurianomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Aqui você pode me contar um pouquinho do que achou do post. Vou amar responder a todos. Beijinhos e um imenso obrigada <3


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©