quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Bloqueio criativo: O que é? Como superar? Como evitar?



  Lembram do meu primeiro post depois que voltei com o blog? Em que eu disse que passei por uma fase e tanto de bloqueio criativo e que ia fazer um post explicando pra vocês. Então, aqui está o prometido post. Veja a seguir o que é bloqueio criativo e 5 dicas do que vocês podem fazer para superar.



O que é Bloqueio Criativo?


Comecei o post por essa pergunta porque é o que todos nós temos dúvidas. Bloqueio criativo é um episódio de falta de inspiração e criatividade que pode durar dias, meses e até mesmo anos (isso se você não fizer nada pra melhorar). Não é uma doença ou algo do tipo, é simplesmente, um acontecimento que pode ser muito ruim para seu trabalho, principalmente se o que você faz é criar.


5 dicas de como superar o Bloqueio Criativo 


1.Escreva




 Escreva sobre seu dia, sobre sua vida, escreva sobre tudo, pode ser até a descrição de um objeto que esteja parado na sua frente. Tente escrever sobre aquele tema que você deixou anotado na sua agenda e nunca conseguiu desenvolver. E se você considerar o que escreveu um texto péssimo, guarde-o. Isso porque depois que o bloqueio criativo for embora da sua vida você pode edita-lo novamente. Quando eu passei por essa fase, os vários posts que eu já tinha criado e que considerei ruins pro blog, hoje eu poderia edita-los e adivinha? Eu perdi todos.

   

    2. Busque por suas inspirações





 Quando digo "busque por suas inspirações" significa que você precisa procurar canais, blogs, imagens, musicas, quaisquer coisas que inspirem sua mente a voltar a criar. E se você se sentir inspirado por algo, não perca essa chance, você precisa começar a criar logo, antes que isso passe. Se você estiver na rua e ver algo que inspirou, a dica é sempre andar com um caderninho na mala porque se surgir ideias você pode rabisca-las em qualquer lugar. 


   

   3. Leia um livro





Ler é uma das atividades que mais estimulam minha criatividade, é só ler um livro que minha vontade de escrever passa de 10% para 100% em minutos. E digo mais, meus melhores textos surgem depois que vejo meus livros na estante ou leio um. Não sei se sua preferencia são e-books, livros físicos ou se você gosta de ler. O importante é tentar ler pelo menos um livro, mas calma, não tente ler um livro em minutos, preste atenção no que ele diz, preste atenção na sua capa, no perfil do autor e em tudo que ele contenha. E outra, quando for ler, sente em um lugar confortável, sem muito barulho e procure deixar todos os seus problemas de lado. Tenho certeza que isso pode ajudar e muito. 


    4. Descanse




Descanse, durma ou simplesmente sente-se e fique sem fazer nada por algum tempo. Eu indico dormir, porque quando estou com sono não consigo produzir nada. E também que, na maioria das vezes queremos terminar logo aquele trabalho que ficou pra trás e esquecemos que precisamos de dormir. Esqueça a frase "Não deixe para amanhã o que você pode terminar hoje" e comece a considera-la apenas nos dias em que se sentir disposto e de bem com a vida. Depois que você fizer isso e sentir-se bem, tente voltar ao trabalho de novo.

  5. Como eu disse, tente voltar ao trabalho.





Volte para a sua escrivaninha, computador, celular ou seja lá o que você usa pra criar, e tente por insistência mesmo. Pesquise sobre o que você precisa desenvolver, veja trabalhos de outras pessoas sobre o mesmo assunto, escreva sobre como você pode desenvolve-lo e principalmente, tente desenvolve-lo. Depois que passei um tempo sem criar absolutamente nada, quando fui tentar por insistência consegui criar um post inteirinho pro blog e voltei a ativa. Quem sabe depois de tantas tentativas você consiga? Não custa nada tentar.


Como evitar o bloqueio criativo


Cada um tem suas próprias técnicas pra ter ideias, criatividade e inspirações então, vou dizer como eu faço pra tentar evitar essa fase desagradável em itens pra vocês... Vamos lá. 

  • As cores ajudam bastante a estimular minha criatividade, parece que cada vez que vejo algo colorido e que me agrade tenho vontade de criar coisas diferentes. Então, a dica é, tenha muitas cores pela sua casa, pelo seu local de trabalho, no seu celular, computador e etc.
  • Outra coisa que me deixa criativa é deixar tudo organizado, em cadernos gosto de anotar tudo que merece ser anotado: ideias, aniversários, e-mails e senhas, compromissos, o que falta fazer, o que já fiz e por aí vai...
  • Nunca paro de escrever e a dica é essa mesma: nunca pare de escrever. Nem que seja a lista do supermercado, não precisa escrever apenas na hora de desenvolver seu trabalho sabia? 
  • Sabe o que acaba me dando preguiça de entrar no blog? Séries. Vocês podem rir, mas é verdade. O que acontece é que se eu começo a assistir uma série, eu não consigo parar. Eu simplesmente começo uma maratona pra saber logo o final. E então acabo esquecendo do blog e isso por mim é considerado ruim. Dica: Não faça o que te deixa com preguiça de trabalhar.
  • Quando nada ajuda, nem ler, nem olhar para coisas que me inspiram, eu ouço musicas. As musicas que gosto e começo a escrever sobre quaisquer coisas, minha vida e etc. E as vezes acaba saindo um post.

Como vocês superaram o bloqueio? Eu adoraria saber e vocês podem deixar comentários contando pra mim, ou me contar pelas redes sociais. Beijinhos, e até a próxima pessoal. 





Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu amei as dicas e todo o post, mas acho que a dica mais válida é ler um livro! Ajuda absurdamente! hehe
    Beijos!

    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda absurdamente mesmo, como eu disse é o que mais me inspira.
      Beijos.

      Excluir
  2. Amei o post, estava precisando. Já vou começando a seguir seu blog para não perder nada, achei lindo a sua organização faz mais posts assim. Vim através do GOOGLE+, convido vc a conhecer o meu tinha dado uma parada agora vou voltar se gostar me segue também bjs
    Blog www.garotasjeitosas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigda, que bom que gostou, eu também tinha dado uma parada e agora voltei, por isso o blog ainda está com pouco conteúdo, maslogo logo tem post! :D Vou fazer uma visitinha no seu blog! Bjs.

      Excluir

Aqui você pode me contar um pouquinho do que achou do post. Vou amar responder a todos. Beijinhos e um imenso obrigada <3


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©