sexta-feira, 18 de março de 2016

Quarto Montessoriano: o que é e como montar um para seu filho


 No período da minha gestação eu ficava dia e noite na internet pesquisando quartos e mais quartos, dicas e mais dicas de como montar o quarto do meu filho. Mas, como eu não estava na minha própria casa ainda, eu só pude montar um quartinho pra ele agora. E nesse entra e sai de sites eu achei um post, não lembro muito bem o blog, que dizia sobre um tal de Quarto Montessoriano, ou melhor, quarto estilo montessoriano. E então decidi compartilhar isso aqui com vocês e montar um quartinho assim pro meu filho.

 O que é?


Isso gira em torno de uma médica educadora italiana Maria Montessori que criou o Método Montessori que tem como previlégios a busca direta e pessoal do aprendizado. Ou seja, o quarto tem de ser adaptado de acordo com a ótica da criança e não de nós mamães e papais. A idéia é que a criança possa andar livremente por um espaço que ofereça aprendizado, diversão e acima de tudo, segurança e também que a criança possa pegar tudo que está ao seu alcance (brinquedos seguros).


  1. O berço é substituído por um colchão, pois assim a criança pode sair e voltar quando quiser.
  2. Fotos, espelhos, entre outros objetos devem estar a altura do olhar da criança. 
  3. Tudo deve ser organizado com a ajuda dos pais, pela criança para que ela saiba onde encontrar determinado brinquedo, livro etc...
  4. Espelho, desde que seja bem preso a parede, para que a criança possa se ver. 
  5. Espaço livre. MUITO espaço livre para poder brincar e aprender.
  6. Barras na parede para que possa andar sem a ajuda dos pais.


 Quarto do James


 O James está para completar na semana que vem, oito meses e há mais ou menos um mês eu comecei a montar o quartinho dele. Muitos vão se perguntar "Nossa porque demorou tanto?". Calma, eu explico. O berço dele fica no meu quarto porque é mais fácil ouvir ele acordar de madrugada e porque fica mais fácil pra olhar ele a noite. Sim, sou daquelas mães que olham o filho umas 5 vezes por noite só pra ver se ele está bem. Mas, como ele já se arrasta pela casa e não para mais quietinho eu comecei a montar o quartinho dele. 

 O que eu fiz, foi primeiro pensar em colocar algo que não fosse gelado e que fosse macio no chão pra que ele pudesse transitar livremente pelo quarto. Isso porque ele pode bater a boca no chão, cabeça etc... Então, fiz uma pesquisa mais ampla na internet e encontrei aqueles tapetes coloridos de E.V.A que é só encaixar um no outro. Comprei dois daqueles e preencheu metade do quarto. Lembrando, que não é indicado para crianças menores de 3 anos de idade. Mas no meu caso, o tapete tem letras e números e essas letras e números também são de encaixar então elas acabam saindo e tem algumas partes pequenas mas não são muitas e também que nas lojas tem tapetes de E.V.A que não são de letras, que não desencaixam, e que não contém partes pequenas, tem vários modelos e isso vai da sua opinião. 
 Em cima do tapete de E.V.A perto da parede, eu coloquei um colchão pequeno e ao lado, um pote grande cheio de brinquedos. Eu prefiro, guardar tudo no pote depois de ele brincar porque onde eu moro tem muitas aranhas e elas gostam de brincar de se esconder hahaha... Ah, e por esse motivo que não coloco ele para dormir a noite no colchão.

 Dicas

  •  Como eu já disse acima, tapete de eva fofo no chão para que a criança não transite no chão frio.
  • Eu não coloquei no quartinho do James mas como tem mães que colocam a barra na parede para que a criança possa se apoiar, uma dica para que a criança se interesse pela barra é pendurar brinquedos que assim vai chamar a atenção.
  • Colchão no chão. Eu uso muito esse colchão e o James também. Principalmente, para trocar fraldas, roupas etc... Assim, não tem perigo de ele virar pra um lado e pro outro e acabar caindo. 
  • Não coloque muitos brinquedos e faça um rodizio entre eles para que a criança não brinque apenas com um só. 
  • Coloque almofadas ou travesseiros nas paredes. Eu ainda não coloquei mas preciso colocar urgente pois o James vive indo perto da parede e muitas vezes de ele bater a testa.
  • Não deixe absolutamente nenhum objeto que a criança não possa pegar no quarto. Apenas brinquedos seguros para idade. Assim, você pode deixa-la lá brincando com segurança e ir arrumar a bagunça da casa, trabalhar etc. Mas é claro, que sempre indo dar uma olhadinha na criança. 

  Ideias - Quartos Montessorianos 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode me contar um pouquinho do que achou do post. Vou amar responder a todos. Beijinhos e um imenso obrigada <3


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©